GRU - São Paulo - Brasil

O que significa e como funciona o Stopover?

26 de fevereiro de 2016

Se você não é muito acostumado com o mundo da aviação com certeza desconhece a palavra “stopover”, certo? Às vezes, o termo também soa um pouco estranho até para aquelas pessoas que costumam viajar com mais frequência.

O que significa?

Mas afinal, o que é “stopover”? Diferente do que alguns pensam, a expressão não significa escala e sim uma parada antes de chegar ao destino final, ou seja, é uma parada estratégica no meio da viagem, para que o passageiro possa passar um tempo em uma cidade de conexão. É uma conexão voluntária.

Ainda não entendeu? É simples:

Imagine que você vai fazer uma viagem do Brasil para os Emirados Árabes. Como a distancia é grande, as empresas optam, ou precisam, fazer uma escala (parada em que você continua no mesmo avião) ou conexão (quando há troca de avião) no meio do caminho. Seguindo o exemplo acima, façamos de conta que o seu voo tenha uma parada na França. Se você tem tempo, pode aproveitar essa oportunidade e passar alguns dias em Paris antes de seguir o seu voo para os Emirados Árabes. Portanto, você desce em um destino intermediário e leva inclusive as suas malas, passa uns dias na cidade e depois continua a viagem.

Como consigo um stopover?

Essa pausa se chama “stopover”. Contudo, antes de sonhar com esses passeios extras, certifique-se de que a empresa aérea possui essa opção. As paradas dependem de autorização da empresa e precisam ser previamente acordadas. Antes do seu voo, entre em contato com a sua aérea para saber se será possível ou não realizar um “stopover”. Não pense que é apenas descer no aeroporto e sair batendo perna por aí. Algumas companhias fazem a parada sem custo adicional, mas outras cobram. Fique esperto!

Perguntas frequentes: