GRU - São Paulo - Brasil

Entenda os principais programas de milhagem nacionais

13 de outubro de 2014


Os programas de milhagem são programas de fidelidade das companhias aéreas que permitem que o cliente acumule pontos com as suas viagens, que depois podem ser trocados por passagens aéreas. São uma maneira de recuperar parte de seu investimento com passagens de avião. Mas não são lá muito fáceis de entender.

Além disso, cada companhia aérea tem seu próprio programa de milhas, você até pode se inscrever em mais de um (o cadastro é gratuito), mas como eles são programas de fidelidade, quanto mais você voar por uma determinada companhia mais pontos vai ganhar, se variar muito não vai conseguir acumular uma quantidade tão grande.

Então como escolher o melhor para você? Montamos um guia explicando como funcionam e quais são as vantagens dos programas de milhagem das principais companhias aéreas brasileiras.

Mas o que é isso? Como funciona?

Dos programas de milhagem da GOL, TAM, Azul e Avianca Brasil apenas o Smiles, da GOL, e apenas em voos internacionais é realmente baseado em contagem de milhas, ou seja, a distância percorrida pelo voo. Todos os outros são baseados em acumulo de pontos, com diversos parceiros e outras vantagens além da troca por passagens. São oferecidos bônus de acordo com a categoria do associado – quem viaja mais está em categorias melhores e ganha mais pontos – e com a tarifa escolhida pelo cliente, quanto maior, mais pontos acumulados.

Você também pode acumular com empresas parceiras, desde outras companhias aéreas até cartões de crédito, supermercados e sites de compras online. O cartão de crédito, aliás, é uma das maneiras mais fáceis,cada cartão tem suas regras de acumulo e transferência de pontuação, mas é grande o números de cartões que oferece a opção. Alguns dos programas oferecem a troca de pontos por outros produtos e serviços das parceiras, não apenas por passagens de avião.

A GOL, a TAM e a Azul também oferecem um cartão de crédito do próprio programa para os associados interessados. Estes, além de render pontos, dão desconto na compra de passagens e opções exclusivas de parcelamento, entre outros benefícios dependendo do programa.

Para começar a usar qualquer um dos programas de milhas de companhias brasileiras – Smiles, TAM Fidelidade,Tudo Azul ou Amigo - é só entrar no site e fazer o cadastro. Você vai receber um número de inscrição e um cartão, abrindo a sua “conta” de milhas. Para transferir os pontos é só apresentar o número ou o cartão na hora da compra da passagem ou do check-in.

Depois de feito o cadastro, é necessário juntar um número mínimo para começar a resgatar. Cada voo tem um“preço” diferente. Fique atento às promoções: elas podem render passagens por menos pontos do que o normal ou te ajudar a acumular mais.

Confira como funcionam os principais programas nacionais:

GOL Smiles

Categorias: quatro categorias de associados, Smiles, Prata, Ouro e Diamante. Na Smiles, o cliente não precisa ter milha nenhuma para participar, é a categoria inicial. A próxima é a Prata, você precisa de 10 mil milhas club acumuladas em um período de um ano para subir para esta categoria. As milhas club são uma modalidade diferente, todas as acumuladas com voos da GOL ou empresas aéreas parceiras são milhas club, mas são necessárias 15 milhas de parceiros não aéreos para conseguir uma milha club.

Ao subir para a categoria Prata, o cliente ganha 5 mil milhas de bônus e o benefício de ter até 10 quilos de excesso de bagagem sem ter que pagar por isso. Os clientes Ouro precisam de 20 mil milhas clubs acumuladas em um ano. O bônus é de 7,5 mil milhas e o excesso de bagagem permitido é de até 20 quilos. Além disso, os clientes Ouro têm atendimento especial no check-in e acesso a salas VIP.

O cliente Diamante é o que tem mais vantagens: 10 mil milhas de bônus ao conquistar a categoria, assentos especiais, excesso de bagagem permitido de até 20 quilos, salas VIP, check-in diferenciado e antecipar voos sem pagar tarifa adicional. Para ser cliente Diamante é necessário ter acumulado 35 mil milhas club em um ano. O associado será realocado caso não acumule as milhas club necessária para se manter em uma categoria.

Acumulo de pontos: para voos domésticos operados pela GOL, são duas milhas acumuladas para cada um real gasto na sua passagem na tarifa Programada. Na tarifa Flexível, mais cara, são três milhas por real. A desvantagem é que a GOL não oferece o benefício para voos de tarifa promocional.

Em viagens internacionais pela GOL, você não acumula apenas pela tarifa, mas com base na distância percorrida no trajeto. O mínimo de milhas ganhas em viagens para países da América do Sul é de mil, para o Caribe e América Central são no mínimo 3 mil e para a América do Norte, 5 mil.

Para as tarifas Flexível e Comfort, o bônus é de 25% e 50% da quantidade de milhas da viagem. Clientes Prata ainda ganham um bônus de 25% a mais na quantidade de milhas acumuladas com a tarifa. Para clientes Ouro e Diamante, são 50% e 100% a mais, respectivamente. O associado também pode acumular milhas Smiles em voos pelas companhias aéreas parceiras: Delta AirLines, Air France/KLM, Iberia, Qatar Airways e Aerolíneas Argentinas.

Além disso, as compras nas empresas parceiras rendem mais milhas, a lista de completa de parceiros é extensa e pode ser conferida no site. Dentre os cartões de crédito que permitem transferência de pontos para conta Smiles estão: American Express, Ourocard, Credicard, Diners e alguns cartões dos bancos Bradesco, Itau, Caixa, Banrisul, HSBC e Santander.

Validade: inicialmente, as milhas têm validade de três anos. Mas para clientes Ouro são quatro anos, para Diamante, cinco anos.

Como trocar: você troca suas milhas Smiles por voos no site do programa. O número mínimo de milhas necessárias para viagens domésticas e para a América do Sul em voos da GOL é de 10 mil. Em voos para a América Central o mínimo é 15 mil e para a América do Norte, 35 mil.

Outra possibilidade é trocar sua pontuação por voos das companhias aéreas parceiras. O mínimo necessário é o mesmo para os lugares já citados, mas ainda é possível escolher voos para Europa e África, por 35 mil milhas, Ásia e Oceania, por 50 mil.

O Shopping Smiles permite que o cliente faça a troca por outros produtos e serviços de empresas parceiras. É só acessar o site e procurar as ofertas.

Disponibilidade de assentos: cada voo tem um número de assentos limitados disponíveis para clientes Smiles.

Outros benefícios: o cliente tem a opção de fazer um cartão de crédito do programa, que oferece mais milhas por real do que os outros cartões e transferência direta delas para a sua conta Smiles. Além de outros benefícios como salas VIP, excesso de bagagem, prioridade no embarque etc, dependendo do tipo do cartão.

TAM Fidelidade

Categorias: são cinco categorias. A Branca é a mais básica, basta se cadastrar para fazer parte dela. A Azul é a próxima, o cliente precisa de 15 mil pontos (em voos TAM ou oneworld) ou 15 trechos voados pela TAM ou LAN no período de um ano para chegar a ela. Os benefícios são 25% de pontos bônus e 10 kg de excesso de bagagem de graça.

Os passageiros da categoria Vermelha ganham 75% de bônus, 20 kg de excesso de bagagem, acesso a salas VIP e prioridade no check-in, embarque e desembarque. Para chegar neste status são necessários 50 mil pontos ou 50 trechos TAM ou LAN em um ano. Na Vermelho Plus são todos os beneficios das anteriores mais 100% de bonus e upgrade de cortesia da Classe Econômica para a Classe Executiva em voos internacionais, desde que o associado tenha acumulado 100 mil pontos ou voado 100 trechos com TAM ou LAN.

A última categoria é a Black, para clientes que têm no minimo 150 mil pontos acumulados ou voaram 125 trechos com a TAM ou LAN no período de um ano.

Acumulo de pontos: o mundo é dividido em 11 regiões e cada uma delas rende uma determinada pontuação fixa, o que varia é o numero de pontos ganhos de acordo com a tarifa, classe escolhida e bônus da categoria. A pontuação básica para voos domésticos é de mil, mas este valor não é o minimo, clientes que voarem em tarifa promocional não ganham nenhum ponto e os que escolherem tarifa básica ganham apenas 50% destes mil (mais o bônus por categoria).

Todos os voos internacionais geram pontos, independente da tarifa. O minimo é mil para a América do Sul, 5 mil para a América do Norte e 6 mil para a Europa. Os voos por companhias parceiras são outra maneira de conseguir juntar, e aí a vantagem é que a TAM faz parte da aliança oneworld, cliente TAM Fidelidade também está no programa de fidelidade da oneworld. A TAM ainda tem parceiras que não fazem parte da aliança, como a Air Canada e a Lufthansa.

O TAM Fidelidade faz parte da rede Multiplus, um programa de fidelidade com diversas parceiras que rendem pontos. O cliente do TAM Fidelidade já é parte da Multiplus e os pontos multiplus viram pontos para trocar por passagens aéreas automaticamente, assim como todos os pontos adquiridos ao voar pela TAM também são pontos multiplus.

Os cartões de crédito que rendem pontos são os da Rede Multiplus, como Credicard, Diners e os cartões dos bancos, HSBC, Itau, Safra, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, entre outros.

Validade: 2 anos.

Como trocar: quanto maior a antecedência para o resgate, mais chances de conseguir passagens por menos pontos. São três categorias para troca: promocional, clássica e irrestrita. A promocional está sujeita a disponibilidade, mas quanto mais cedo for feita a troca mais chances de conseguir bilhetes desta categoria. A clássica é a que está disponível na maioria das vezes e a irrestrita é para resgates feitos mais em cima da hora.

O mínimo necessário (na categoria promocional) para viajar para lugares no Brasil é de 5 mil pontos, para a América do Sul, 7 mil, para a América do Norte, 25 mil e para a Europa, 30.Isto vale para voos operados pela TAM. Para fazer o resgate em voos das companhias da aliança, o numero de pontos necessários normalmente é maior (30 mil pontos para um trecho entre Brasil e Argentina, por exemplo).

Você ainda pode trocar o que adquiriu com passagens aéreas por outros produtos e serviços das parceiras da rede Multiplus.

Disponibilidade de assentos: não existe restrição de assentos disponíveis ou datas.

Outros benefícios: o associado TAM fidelidade pode fazer o cartão de crédito do programa, TAM Itaucard. Com isso, o cliente tem um sistema de acúmulo de pontos turbinado em relação a outros cartões, condições especiais de parcelamento e descontos em parceiros, como o Airport Park em Guarulhos e o SAO Parking em Congonhas (dependendo do tipo de cartão solicitado).

Tudo Azul

Categorias: Tudo Azul, Tudo Azul Plus e Tudo Azul Safira. A primeira é a categoria automática, a vantagem é que o cliente recebe “pontos de cortesia” só por se cadastrar, mil pontos se feito pelo site. Para chegar na intermediária o associado precisa juntar 2,5 mil pontos no período de um ano, o bônus é o maior limite de bagagem, de 22 para 28 quilos. Na Tudo Azul Safira o limite de bagagem sobe para 33 quilos e o passageiro ainda tem embarque preferencial e check in exclusivo. Para fazer parte desta categoria são necessários 6 mil pontos em um ano.

A diferença entre as categorias é o número de pontos que acumulado por cada real gasto em passagens da Azul.

Acumulo de pontos: os pontos são gerados de acordo com o preço e tarifa do bilhete. Na categoria Tudo Azul são 2 pontos por real pago na tarifa Promo e 3 na tarifa Flex +, para o Tudo Azul Plus são 2,5 pontos na Promo e 3,5 na flex + e para o Tudo Azul Safira 3 na Promo e 4 na flex +.

O participante pode acumular pontos com os parceiros, mas a lista é bem menor que as do Smiles e do TAM Fidelidade (confira no site). A lista de cartões de crédito que rendem pontos também é mais limitada, os cartões dos bancos Itau, Santander, Bradesco e HSBC são alguns deles.

Validade: 2 anos.

Como trocar: a partir de 5 mil pontos já é possível fazer o resgate. A Azul não oferece informações sobre o mínimo e máximo de pontos necessários para viagens em cada região, mas é possível procurar o “preço” e disponibilidade das passagens nesta página para voos nacionais (selecione a opção de filtrar por pontos) ou na página para voos internacionais. Você pode pagar desde 5 mil pontos em um voo entre São Paulo e Rio de Janeiro até 135 mil pontos para a ida e volta de São Paulo a Paris (com companhias aéreas parceiras).

Disponibilidade de assentos: não existe restrição de assentos disponíveis ou datas.

Outros benefícios: o Tudo Azul Itaucard é o cartão de crédito para participantes do programa. Quem tem o cartão ganha 10% de desconto em passagens da Azul, parcela o valor em condições especiais e ganha pontos bônus para trocar por bilhetes aéreos. A versão Platinium do cartão ainda dá acesso a salas VIP, translado de casa ao aeroporto de graça, embarque e check-in preferenciais.

Amigo

Categorias: Amigo, Amigo Prata e Amigo Ouro. Para chegar na categoria Prata é preciso acumular 12 mil pontos e para a Ouro, 38 mil pontos (no período de um ano).

Validade: 2 anos.

Acumulo de pontos: os voos rendem um valor fixo, independente da distância. Este valor varia de acordo com a tarifa e a categoria do cliente. Um associado da categoria Amigo que voe na tarifa Promo só acumula 200 pontos, mas na Amigo Ouro e viajando em tarifa Open+ são 2250. Quanto maior a categoria e mais cara a tarifa, mais pontos. Veja a tabela completa aqui.

Apenas três cartões rendem pontos para o Amigo: os do Bradesco, HSBC e Banco PAN.

Como trocar: o resgate é a partir de 10 mil pontos para voos Prêmio Amigo e a partir de 20 mil em voos Prêmio Amigo Todo Dia.

Disponibilidade de assentos: a Avianca disponibiliza no mínimo um assento por voo para resgate por pontos.

Outros benefícios: O Amigo é o único que não tem cartão de crédito próprio, mas em compensação é o único que oferece a opção de uma Conta-Família, permitindo a combinação dos pontos. O titular pode incluir até 4 parentes de primeiro grau.